TROMBOSE VENOSA PROFUNDA: RECONHEÇA OS FATORES QUE PODEM DESENCADEAR A DOENÇA

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA: RECONHEÇA OS FATORES QUE PODEM DESENCADEAR A DOENÇA

Postado dia 18.05.2018

Saúde e qualidade de vida são buscas constantes, por isso, para evitar o desenvolvimento de algumas doenças precisamos estar atentos e reconhecer os fatores que podem contribuir para desencadear a Trombose Venosa Profunda (TVP).  As Farmácias Natupharma buscaram essas respostas com a finalidade de contribuir na prevenção. Para isso, entrevistamos o médico especialista em cirurgia vascular Dr. Mateus Picada Corrêa.

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas, como destaca o especialista. “O coágulo causa uma reação inflamatória no local gerando dor e desconforto através da obstrução da veia, as pernas incham e os músculos ficam endurecidos”, comenta.

Para evitar a doença é necessário reconhecer os fatores que desencadeiam a trombose: estase venosa “sangue parado, não circula” ou veia machucada, assim como estado de hipercoagulabilidade “sangue muito grosso”. A TVP pode ocorrer também após uma fratura ou acidente, cirurgias, câncer ou doenças sanguíneas, ou ainda a hereditariedade é um fator de risco para o desenvolvimento da trombose.

De acordo com o especialista, a prevenção ocorre com a movimentação através da prática do exercício físico, o uso de meias elásticas e medicações que afinam o sangue em casos específicos. Se o paciente estiver internado é necessário redobrar os cuidados para evitar a trombose durante a internação hospitalar utilizando injeções ou medicamentos anticoagulantes que impeçam a doença.

 

Pílula anticoncepcional e Trombose Venosa Profunda

Conforme explicou o Dr. Mateus Picada Corrêa, o anticoncepcional pode desencadear trombose venosa profunda (TVP) em alguns casos, há mulheres que desenvolvem a trombose utilizando o anticoncepcional por possuírem fatores genéticos para a doença. “O risco de trombose na população geral é menor do que os benefícios que o anticoncepcional promove isso que é importante”, comenta.

 

Meias de compressão e benefícios

Melhorar os sintomas das pessoas que já tiveram trombose ou varizes, conforme o médico especialista a terapia com as meias elásticas significam 80% do tratamento clínico da doença, além de evitar o aparecimento de novas varizes, agindo na prevenção e nas complicações da trombose, principalmente no desenvolvimento futuro de feridas. Além disso, o mais importante é utilizar a meia elástica certa, ou seja, as meias de compressão possuem medidas adequadas para cada pessoa, assim como o tecido utilizado na fabricação do produto precisa ser confortável.

 

Viagem e trombose

Viajar de avião durante muito tempo aumenta o risco de desenvolver trombose, por isso, utilizar a meia elástica durante a viagem reduz o risco de Trombose Venosa Profunda, o inchaço na perna e o desconforto por ficar horas na mesma posição. Além de utilizar a meia elástica que é a principal recomendação, Dr. Mateus Picada Corrêa destaca a importância de caminhar durante um ou dois minutos a cada 2 horas para poder circular o sangue.

 

Dicas

- Se movimentar é o mais importante;

- Consulte um cirurgião vascular caso possua histórico familiar de trombose;

- Se for realizar cirurgia ou ficar internado no hospital procure caminhar e se necessário utilizar meia elástica para prevenir a doença,

 


Desenvolvido por Criação de E-commerce Criação de Lojas Virtuais