Dica da Nutri Eliziane Passos: Como Prevenir a ANEMIA durante a Gestação?

Dica da Nutri Eliziane Passos: Como Prevenir a ANEMIA durante a Gestação?

Postado dia 18.08.2017

Você sabia?
 
Que no período gestacional, devido a todas as mudanças fisiológicas que acontecem no corpo da mulher, o requerimento de nutrientes aumenta significativamente? Por conta disso, a ingestão de alguns alimentos também deve ser aumentada.
 
Dentre os minerais, um dos mais importantes é o ferro, pois está envolvido no transporte de oxigênio e no fortalecimento do sistema imunológico, além de interferir na capacidade cognitiva do bebê! Sua deficiência destaca-se como uma das mais comuns na gravidez e que pode acarretar uma complicação muito conhecida: a anemia.
As necessidades de ferro podem ser supridas através de alimentos como: carnes vermelhas, vegetais verde-escuro (brócolis, espinafre e couve), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha), cereais integrais e castanhas.
 
Para potencializar a sua absorção, recomenda-se o consumo dessas fontes combinadas a outros vegetais, ricos em vitamina C, tais como a laranja, o limão e o abacaxi. Já as refeições que contem cálcio, principalmente os derivados de leite, podem atrapalhar a absorção do ferro. Por esse motivo, molhos brancos, chocolate e sobremesas à base de creme de leite não devem ser consumidos próximos às principais refeições.
 
A suplementação de ferro pode ser necessária se esses cuidados não forem devidamente tomados. Por isso, exames laboratoriais e acompanhamento nutricional são muito importantes durante a gravidez. Converse com o seu médico sobre isso.
 
Abraços – Nutricionista Eliziane.
CRN 9576 - @lizinutri
 

 


Desenvolvido por Criação de E-commerce Criação de Lojas Virtuais