Dia do Nutricionista:

Dia do Nutricionista:

Postado dia 31.08.2017

A manipulação de fórmulas e o acompanhamento nutricional proporcionam ao paciente qualidade de vida, bem-estar e saúde. Pensando nisso, as Farmácias Natupharma em comemoração ao Dia do Nutricionista (31/08) conversaram com a Nutricionista Marina da Silva Pereira. Acompanhe a entrevista.

Natupharma – De que maneira a manipulação de fórmulas naturais auxiliam o trabalho do Nutricionista?

Nutricionista Marina - No atendimento nutricional, a avaliação do paciente é individualizada, ou seja, cada paciente recebe o plano alimentar de acordo com suas necessidades energéticas, nutricionais e que possam auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e comorbidades. Nesse sentido, a manipulação possibilita a individualização da prescrição nutricional, tanto de fitoterápicos, nutracêuticos e de nutrientes isolados ou associados.Também possibilita o uso de fórmulas livres de corantes artificiais, de açúcar ou de edulcorantes artificiais, além de substâncias não desejadas, como a isenção de lactose, por exemplo, por pacientes que não toleram esse tipo de açúcar. A prescrição manipulada também possibilita, muitas vezes, adaptar o custo do tratamento à realidade dos pacientes, uma vez que podemos ajustar a dose e quais componentes são prescritos.

Natupharma – Qual a importância de incorporar produtos naturais na mudança de hábitos alimentares?

Nutricionista Marina - Certamente nosso corpo se sobrecarrega menos quando optamos por produtos menos processados. Pois no meio em que vivemos já sofremos com muitos contaminantes nocivos à saúde. Além disso, os efeitos colaterais do consumo dos produtos naturais são menores, tem menor risco de intoxicação. Entretanto acho arriscado a auto suplementação, como tomar vitaminas e minerais sem prescrição e até mesmo o uso de chás e infusões de forma contínua sem orientação. Por mais que sejam produtos tidos como naturais, podem sim interferir na digestão, no sono, na interação com medicamentos, entre outras situações.

Natupharma – O que motiva ou desafia a busca por novidades na área da nutrição?

Nutricionista Marina - O que mais motiva certamente são os próprios pacientes. Ver e acompanhar a mudança que o tratamento nutricional proporciona é a maior satisfação. E assim como em muitas áreas, a nutrição é extremamente dinâmica e com isso, a necessidade de aprimoramento dos profissionais é constante. Acredito que o nosso papel como nutricionista é de orientar e de facilitara alimentação saudável das pessoas, proporcionando bem-estar e qualidade de vida. Isso certamente é o mais fascinante.

Natupharma – Na busca por qualidade de vida e bem-estar, o que significa nutrir o organismo adequadamente para manter a saúde e prevenir doenças?

Nutricionista Marina - Para ter saúde e auxiliar na prevenção de doenças através da alimentação, acredito que o nosso corpo precisa estar protegido, com um sistema antioxidante e imunológico fortalecido. Para isso é necessário uma alimentação balanceada e diversificada diariamente. Assim como reduzir ao máximo o consumo de alimentos e itens envolvidos na alimentação que sejam nocivos, por exemplo, ingredientes químicos adicionados as preparações. A prevenção para as doenças ocorre no cuidado contínuo e no caso da alimentação e nutrição não seria diferente. Precisamos nos preocupar com tudo que envolve estar nutrido, isso diz respeito desde a fonte de origem do nosso alimento, do modo de cultivo, do modo de preparo, do armazenamento, até o consumo. E tudo isso requer planejamento. Não podemos adoecer por comer, por isso a necessidade de organizar constantemente a nossa alimentação é essencial e, poder contar com a ajuda do nutricionista certamente faz a diferença.

 


Desenvolvido por Criação de E-commerce Criação de Lojas Virtuais